sábado, 15 de fevereiro de 2014

2013 em capas de discos

Actualmente, muita da música produzida circula e encontra o seu público sob o formato de ficheiros imateriais; porém, nem por isso se deixou – felizmente – de produzir capas para os discos que vão saindo. Mais do que um elemento gráfico que ajuda o público a identificar a obra e o autor, as capas podem despertar a curiosidade e, ao mesmo tempo, servir de introdução a vários aspectos da obra que apresentam, como o ambiente geral, os assuntos de que tratam as canções e, claro, o estilo da música.
Depois de ordenados os discos e escolhidas as canções, volto a 2013 para listar aquelas que, para mim, foram as dez melhores capas.

….


…..

01. Volcano Choir, Repave;
02. Pet Shop Boys, Electric;
03. Wild Belle, Isles;
04. Young Dreams, Between places;
05. Kurt Vile, Wakin on a pretty daze;
06. Eleanor Friedberger, Personal record;
07. Paul McCartney, New;
08. Youth Lagoon, Wondrous bughouse;
09. Devendra Banhart, Mala;
10. Jacco Gardner, Cabinet of curiosities.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Yellowjackets, I knew his father

Ao ver um concerto dos Yellowjackets, no YouTube, apercebi-me de duas coisas: o grupo editou um álbum em 2013, intitulado A rise in the road; e Jimmy Haslip, baixista, membro-fundador da banda e compositor proficiente, saiu da formação, dando lugar a Felix Pastorius, filho de you know who. Depois fiquei a pensar numa coisa: Bob Mintzer, o saxofonista, tocou no projecto pós-Weather Report de Jaco Pastorius, Word of Mouth, e, segundo li algures, foi ver Felix à maternidade aquando do seu you know what.

…..

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Passei a comprar mais discos desde que o Manuel nasceu, em grande parte porque adoro tê-lo nos braços enquanto ouço música e arrisco uns passos de dança que, de outra forma, me seriam vedados pela autoconsciência.

Weather Report

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Deep Purple, Come taste the band

Diz-me a presunção que os Deep Purple de 1975 devem ter apanhado todos de surpresa, e que muitos julgaram a mark IV condenada a não sobreviver à saída do guitarrista, e membro fundador, Ritchie Blackmore. Fazendo justiça a essas pessoas, que não conheço e apenas julgo terem existido, o Come taste the band é um álbum em que os Deep Purple não soam a Deep Purple – não completamente, pelo menos -, e uma etapa de onde não decorreriam sequelas. Dito isto, também é um álbum fenomenal, exactamente (ou assim me parece), por causa da saída de Blackmore e da liberdade criativa que isso deu ao grupo. De resto, só assim se percebe o soltar da franga de um grupo que começou a debitar funk com a ginga que faltou aos Led Zeppelin, em «The crunge»,e se permitiu regressar aos épicos com «This time around/Owed to 'G'».

…..


Algumas pessoas lamentam que as crianças venham ao mundo sem manual de instruções ou que não se peçam estudos e uma licenciatura para sermos pais. Subjaz a estas frases pretensamente graciosas a perigosa convicção de que não se pode criar adequadamente uma criança sem seguir os conselhos de um especialista de serviço. Na realidade, em geral os pais até desempenham bastante bem essa função, como o têm feito durante milhões de anos. A maioria dos erros que cometem não foram eles que os inventaram, mas especialistas antes deles. Foram médicos que recomendaram, há um século, dar de mamar durante dez minutos de quatro em quatro horas, o que levou ao fracasso quase total da amamentação. Foram os farmacêuticos que, há apenas sessenta anos, vendiam «pós para a dentição» à base de mercúrio, extremamente tóxicos, que se deviam ministrar aos bebés para os fazer babar, pois a «baba retida» causava doenças graves. Foram médicos e educadores que, há dois séculos, advertiram que a masturbação «secava o cérebro» e inventaram castigos terríveis e complexos aparelhos para impedir as crianças de se tocarem. Foram especialistas aqueles que há cinco séculos recomendavam que se envolvessem as crianças como múmias para que não pudessem gatinhar, porque deviam andar como as pessoas e não arrastar-se pelo chão como animais. É possível que todos os erros que cometemos ao educar os nossos filhos sejam o sedimento de séculos de conselhos errados de psicólogos, médicos, padres e feiticeiros. Menos mal que as crianças não tragam instruções, menos mal que não exista um curso para formar pais!

Carlos Gonzáles, Bésame mucho (Tradução de Isabel Haber)