domingo, 22 de dezembro de 2013

2013 em temas

Ao contrário do que fiz na minha lista de álbuns, onde ordenei tudo aquilo que ouvi este ano, aqui apenas listo os meus dez temas favoritos de 2013.

 photo 01a_zpsf4ffccf6.jpg

.....

01. David Bowie, If you can see me
02. Mário Laginha Novo Trio, Terra seca
03. Kurt Vile, Too hard
04. Motorpsycho, Barleycorn (Let it come/Let it be)
05. Kyle Eastwood, Une nuit au Sénégal
06. Kurt Vile, Goldstone
07. The National, Humiliation
08. The Heavy Blinkers, Someone died today at the ice capades
09. Marc Ribot's Ceramic Dog, Your turn
10. Deep Purple, Above and beyond

.....

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

I believe that we are all ultimately alone and that any deep and lasting human contact is nothing more nor less than a necessary illusion—but at least the feelings which we think of as "positive" and "constructive" are a reaching out, an effort to make contact and establish some sort of communication. Feelings of love and kindness, the ability to care and empathize, are all we know of the light. They are efforts to link and integrate; they are the emotions which brings us together, if not in fact then at least in a comforting illusion that makes the burden of mortality a little easier to bear.

Horror, terror, fear, panic: these are the emotions which drive wedges between us, split us off from the crowd, and make us alone. It is paradoxical that feelings and emotions we associate with the "mob instinct" should do this, but crowds are lonely places to be, we're told, a fellowship with no love in it. The melodies of the horror tale are simple and repetitive, and they are melodies of disestablishment and disintegration ... but another paradox is that the ritual outletting of these emotions seems to bring things back to a more stable and constructive state again. Ask any psychiatrist what his patient is doing when he lies there on the couch and talks about what keeps him awake and what he sees in his dreams. What do you see when you turn out the light? the Beatles asked; their answer: I can’t tell you, but I know that it’s mine.

Stephen King, Danse macabre

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

2013 em discos

Em 2006, quando saía de um concerto dos Rolling Stones, senti-me, simultaneamente, extasiado pelo que acabara de ver e receoso pela continuidade daquele tipo de experiências.
Por essa altura já tinha visto um sem número de concertos dados por todo o tipo de agrupamentos, tocando os estilos mais variados, e, de entre as bandas de rock, particularmente, a tendência era já a dos concertos serem preenchidos com versões mal-amanhadas das canções que tinha ouvido nos discos, expostos que estavam os músicos a circunstâncias do imediato e, sobretudo, sem um produtor à mão que lhes suprisse, em tempo real, as deficiências que sempre sobressaem quando as preocupações se ficam pelo levar de uma canção do ponto A ao ponto B.
Nessa noite, porém, as canções tinham-se feito ouvir não só com as qualidades que lhes sobrevinham das versões gravadas, que conhecia de cor e eram responsáveis pela minha ida ao concerto, como também com pequenas variações que acrescentaram mais razões à minha certeza de que aquela noite tinha sido um algo que não encontraria paralelo facilmente.
Já no comboio de regresso, na dormência de uma noite quente de Agosto, comecei a deter-me, precisamente, nesse pensamento. Em que estado estaria a música quando uns tipos, sempre prestes a arrumar as botas, conseguiam, ainda assim, ser responsáveis por um concerto a que inúmeras outras bandas, mais jovens, com mais energia e – presumo – uma ligação maior às aspirações e desassossegos das suas plateias, apenas podiam ambicionar.
Dos concertos ao vivo aos discos foi um pulinho; de 2006 a 2013, também. Suponho que me dou a bastante trabalho para encontrar música feita hoje de que goste, e que acabo sempre por encontrar, apesar de a não conseguir deixar de relativizar. Talvez seja até esse um dos maiores prazeres reservados aos ouvintes de hoje: conseguir traçar linhagens e, no processo, ganhar percepção do limite entre o que foi deixado em legado e o que pertence a domínios ainda não cartografados, cruzando depois essa informação com um entendimento dos objectivos a que um disco foi proposto e a sua melhor ou pior concretização.
2013 foi, para tudo isto, um bom ano. Os Rolling Stones não editaram nenhum album fora de época, mas esmagador, como o A bigger bang, de 2005; mas apareceu um bom punhado de álbuns, de luminárias de outros tempos, que voltaram a desequilibrar a importância das novidades, enquanto obras deste ano por artistas deste tempo.



- O sistema de qualificação desta lista processa-se em dois planos: um geral, constituído por cinco níveis (de A a F), e um outro, respeitante a cada um desses cinco, constituído por outros três (de A a C). Desta forma penso tornar-se mais óbvio aquilo que penso em relação a cada título, procurando atenuar diferenças entre, por exemplo, o primeiro e o último álbum classificados com AA, e realçá-las entre, por exemplo, o último álbum com a classificação AA e o primeiro com AB. -



[AA] 001. Wayne Shorter Quartet, Without a net (Blue Note; Jazz);
[AA] 002. Ahmad Jamal, Saturday morning (Jazz Village; Jazz);
[AA] 003. Gisela João, Gisela João (Valentim de Carvalho; Fado);
[AA] 004. Darcy James Argue’s Secret Society, Brooklyn Babylon (New Amsterdam; Jazz, Big band);
[AA] 005. Joe Lovano Us Five, Cross Culture (Blue Note; Jazz);
[AA] 006. Roy Harper, Man and myth (Bella Union; Alt-Folk);
[AA] 007. Lee Ranaldo and the Dust, Last night on Earth (Matador; Rock);
[AA] 008. James Blake, Overgrown (Polydor; Pop);
[AA] 009. Carla Bley/Andy Sheppard/Steve Swallow, Trios (Deutsche Grammophon; Avant-garde);
[AA] 010. The Heavy Blinkers, Health (Factor; Pop de câmara);
[AA] 011. Chick Corea, The vigil (Concord Jazz; Jazz);
[AA] 012. The New Gary Burton Quartet, Guided tour (Mack Avenue; Jazz);
[AA] 013. Volcano Choir, Repave (Jagjaguwar; Rock indie, Folk indie);
[AA] 014. Christian McBride & Inside Straight, People music (Mack Avenue; Jazz);
[AA] 015. The Bill Horvitz Expanded Band, The long walk (Big Door Prize; Jazz, Big band);
[AA] 016. Hutchinson Andrew Trio, Prairie modern (Chronograph; Jazz);
[AA] 017. Kenny Garrett, Pushing the world away (Mack Avenue; Jazz);
[AA] 018. Akron/Family, Sub verses (Dead Oceans; Rock);
[AA] 019. David Arnay, 8 (Studio N; Jazz);

 photo 020_zpsde7b7f78.jpg

[AB] 020. Motorpsycho, Still life with eggplant (Rune Grammofon; Rock progressivo);
[AB] 021. Kyle Eastwood, View from here (Jazz Village; Jazz);
[AB] 022. Anoushka Shankar, Traces of you (Deutsche Grammophon; Música do mundo, Pop);
[AB] 023. Juana Molina, Wed 21 (Crammed Discs; Pop);
[AB] 024. Tal National, Kaani (Fat Cat; Música do mundo);
[AB] 025. Jagwar Ma, Howlin (Marathon; Pop indie);
[AB] 026. Johannes Luley, Tales from Sheepfather's Grove (My Sonic Temple; Folk progressivo);
[AB] 027. Oliver Lake Big Band, Wheels (Passin’ Thru; Jazz, Big band);
[AB] 028. George Duke, Dreamweaver (Heads Up; Jazz, Pop);
[AB] 029. Terence Blanchard, Magnetic (Blue Note; Jazz);
[AB] 030. Dan Nicholls, Ruins (Loop; Jazz, Música experimental);

 photo 020_zpsde7b7f78.jpg

[AC] 031. Will Calhoun, Life in this world (Motéma; Jazz);
[AC] 032. Guy Clark, My favorite picture of you (Dualtone; Alt-Country);
[AC] 033. Sidi Touré, Alafia (Thrill Jockey; Música de mundo);
[AC] 034. Imer Santiago, Hidden journey (Jazz Music City; Jazz);
[AC] 035. Cesária Évora, Mãe carinhosa (Lusafrica; Música do mundo);
[AC] 036. The Knife, Shaking the habitual (Mute; Pop indie);
[AC] 037. Robyn Hitchcock, Love from London (Yep Roc; Rock);
[AC] 038. Richard Thompson, Electric (New West; Folk rock);
[AC] 039. Emmylou Harris/Rodney Crowell, Old yellow Moon (Nonesuch; Country);
[AC] 040. Teena Marie, Beautiful (UMe; Pop);
[AC] 041. Bobby McFerrin, Spirityouall (Masterworks; Jazz);
[AC] 042. Deep Purple, Now what?! (Eagle; Hard-rock);
[AC] 043. Rachel Musson/Mark Sanders/Liam Noble, Tatterdemalion (Babel; Free Jazz);
[AC] 044. Janelle Monáe, The electric lady (Bad Boy; Pop);
[AC] 045. Soft Machine Legacy, Burden of proof (Esoteric Antenna; Jazz);
[AC] 046. Jonathan Wilson, Fanfare (Downtown; Rock);
[AC] 047. Paul McCartney, New (Hear Music; Pop);
[AC] 048. MGMT, MGMT (Columbia; Pop indie);
[AC] 049. The Stepkids, Troubadour (Stones Throw; Pop);

 photo 050_zps85565d7b.jpg

[BA] 050. Bill Frisell, Big Sur (OKeh; Jazz, Música de Câmara);
[BA] 051. Harris Eisenstadt September Trio, The destructive element (Clean Feed, Jazz);
[BA] 052. Deolinda, Mundo pequenino (Universal; MPP);
[BA] 053. Mostly Other People Do The Killing, Slippery rock! (Hot Cup; Free jazz);
[BA] 054. The Como Mamas, Get an understanding (Daptone; Gospel);
[BA] 055. Jaimeo Brown, Transcendence (Motéma/ Proper Note; Jazz, Música do mundo);
[BA] 056. Pamela York, Lay down this world (Jazzful Heart Music; Jazz);
[BA] 057. The Flaming Lips, The terror (Bella Union; Rock psicadélico);
[BA] 058. Zeena Parkins, The adorables (Cryptogramophone; Avant-garde);
[BA] 059. Carcass, Surgical steel (Nuclear Blast; Grindcore);
[BA] 060. Alexi Tuomarila Trio, Seven hills (Edition; Jazz);
[BA] 061. Melt Yourself Down, Melt Yourself Down (Leaf; Música do mundo, Jazz, Pós-Punk);
[BA] 062. Laura Marling, Once I was an eagle (Ribbon; Folk);
[BA] 063. Dead in the Dirt, The blind hole (Southern Lord; Grindcore);
[BA] 064. Conrad Tao, Voyages (EMI; Música de câmara);
[BA] 065. Chelsea Light Moving, Chelsea Light Moving (Matador; Rock indie);
[BA] 066. Kurt Vile, Wakin on a pretty daze (Matador; Rock indie);
[BA] 067. The Dodos, Carrier (Polyvinyl; Rock indie);

 photo 068_zpsd2898bf5.jpg

[BB] 068. Paolo Fresu Devil Quartet, Desertico (Otá; Jazz);
[BB] 069. Earth, Wind & Fire, Now, then & forever (Columbia; Pop);
[BB] 070. Patricia Barber, Smash (Concord Jazz; Jazz);
[BB] 071. Omar Sosa, Eggūn: The Afri-Lectric Experience (Otá; Jazz, Música do mundo);
[BB] 072. Steven Wilson, The raven that refused to sing (and other stories) (Kscope; Rock progressivo);
[BB] 073. Cécile McLorin Salvant, Woman child (Mack Avenue; Jazz);
[BB] 074. Kendrick Scott Oracle, Conviction (Concord Jazz; Jazz);
[BB] 075. Wire, Change becomes us (Pink Flag; Pós-punk);
[BB] 076. Mogwai, Les revenants (Rock Action; Pós-rock);
[BB] 077. Robin Trower, Roots and branches (V12; Blues rock);
[BB] 078. Eleanor Friedberger, Personal record (Merge; Rock indie);
[BB] 079. Gregory Porter, Liquid spirit (Blue Note; Smooth jazz, Soul);
[BB] 080. Mark Dresser Quintet, Nourishments (Clean Feed; Jazz);
[BB] 081. Autechre, Exai (Warp; Música electrónica, Avant-garde);
[BB] 082. Iggy & the Stooges, Ready to die (Fat Possum; Rock);
[BB] 083. Nate Wooley Sextet, (Sit In) The throne of friendship (Clean Feed; Avant-garde jazz);
[BB] 084. The Alchemist/Prodigy, Albert Einstein (Infamous; Hip-hop);
[BB] 085. Warren Wolf, Wolfgang (Mack Avenue; Jazz);
[BB] 086. Not A Good Sign, Not A Good Sign (Fading; Rock progressivo);
[BB] 087. Pearl Jam, Lightning bolt (EMI; Rock);
[BB] 088. Elton John, The diving board (Capitol; Pop);
[BB] 089. Neko Case, The worse things get, the harder I fight, the harder I fight, the more I love you (Anti; Pop alternativa);
[BB] 090. Altar of Plagues, Teeth Glory and injury (Tanglade; Pós-metal);
[BB] 091. Steep Canyon Rangers, Tell the ones I love (Universal; Bluegrass, Country);
[BB] 092. Iron & Wine, Ghost on ghost (4AD);
[BB] 093. Colin Stetson, New History Warfare, Vol. 3: To see more light (Constellation; Experimental, Jazz, Minimalismo);
[BB] 094. !!!, Thr!!!er (Warp; Pop);
[BB] 095. Fuck Buttons, Slow focus (ATP Recordings; Música electrónica);
[BB] 096. David Bowie, The next day (Columbia; Pop, Rock);
[BB] 097. The Tangent, Le sacre du travail (The rite of work) (Century Media; Rock progressivo);
[BB] 098. Marc Ribot's Ceramic Dog, Your turn (Northern Spy; Rock);
[BB] 099. Devendra Banhart, Mala (Nonesuch; Pop);
[BB] 100. Nine Inch Nails, Hesitation marks (Polydor; Rock industrial);
[BB] 101. La Maschera di Cera, Le porte del domani (AMS; Rock progressivo);
[BB] 102. CFCF, Music for objects (Dummy; Música electrónica);
[BB] 103. Lisa Germano, No elephants (Badman; Pop-rock);
[BB] 104. Vampire Weekend, Modern vampires of the city (XL; Rock Indie, Pop Indie);
[BB] 105. Jacco Gardner, Cabinet of curiosities (Trouble in Mind; Pop psicadélica);
[BB] 106. FIDLAR, FIDLAR (Mom & Pop; Garage rock);
[BB] 107. Julia Kent, Character (The Leaf Label; Música de câmara, Música electrónica);

 photo 108_zps66d073e1.jpg

[BC] 108. Karl Bartos, Off the record (Bureau B; Música electrónica, Pop);
[BC] 109. Classixx, Hanging gardens (Innovative Leisure; Música electrónica);
[BC] 110. Matias Aguayo, The visitor (Cómeme; Música electrónica);
[BC] 111. Arcade Fire, Reflektor (Merge; Rock);
[BC] 112. The Gabriel Construct, Interior city (Gabriel Riccio; Rock progressivo);
[BC] 113. Clay Swafford, Rooster (Lost Cause; Boogie-woogie, Blues);
[BC] 114. Queens of the Stone Age, ...like clockwork (Matador; Rock);
[BC] 115. Savages, Silence yourself (Matador; No wave);
[BC] 116. Rokia Traoré, Beautiful Africa (Nonesuch; Música do mundo);
[BC] 117. The National, Trouble will find me (4AD; Rock indie);
[BC] 118. The Psychedelic Ensemble, The tale of the golden king (Glowing Sky; Rock progressivo);
[BC] 119. Haken, The mountain (Inside Out; Metal progressivo);
[BC] 120. April March & Aquaserge, April March & Aquaserge (Freaksville; Pop);
[BC] 121. Black Rebel Motorcycle Club, Specter at the feast (Abstract Dragon; Rock);

 photo 122_zpsc8fb0036.jpeg

[CA] 122. Braids, Flourish//Perish (Arbutus;Pop indie);
[CA] 123. Justin Timberlake, The 20/20 experience (RCA);
[CA] 124. Carousel, Jeweler's daughter (Teepee; Hard rock);
[CA] 125. Black Sabbath, 13 (EMI; Heavy metal);
[CA] 126. Alice in Chains, The devil put dinosaurs here (Capitol; Hard-rock);
[CA] 127. José James, No beginning no end (Blue Note; Soul);
[CA] 128. Grant Hart, The argument (Domino; Rock, Música experimental);
[CA] 129. Pet Shop Boys, Electric (X2; Pop);
[CA] 130. Darwin Deez, Songs for imaginative people (Lucky Number; Pop indie);



[CB] 131. Kanye West, Yeezus (Def Jam; Hip-hop);
[CB] 132. The Pastels, Slow summits (Domino; Pop, Rock indie);
[CB] 133. Nektar, Time machine (Cleopatra; Rock progressivo);
[CB] 134. Goldfrapp, Tales of us (Mute; Pop);
[CB] 135. Yasmine Tourist, Yasmine Tourist (Goldrausch; Folk);
[CB] 136. Daughter, If you leave (4AD);
[CB] 137. John Grant, Pale green ghosts (Bella Union; Pop);
[CB] 138. Mark Kozelek, Like rats (Caldo Verde; Folk indie);
[CB] 139. The Strokes, Comedown machine (RCA; Rock indie);
[CB] 140. Nick Cave & The Bad Seeds, Push the sky away (Bad Seeds; Rock);
[CB] 141. Ducktails, The Flower Lane (Domino; Rock indie);
[CB] 142. Spock's Beard, Brief nocturnes and dreamless sleep (Century Media; Rock progressivo);
[CB] 143. Jamie Lidell, Jamie Lidell (Warp; Pop);
[CB] 144. Megadeth, Super collider (T-Boy; Thrash metal);
[CB] 145. Big Big Train, English Electric, Part Two (English Electric Recordings; Rock progressivo);
[CB] 146. Sound of Contact, Dimensionaut (Inside Out; Rock progressivo, Crossover);
[CB] 147. Arctic Monkeys, AM (Domino; Rock indie);
[CB] 148. David Lynch, The big dream (Sunday Best; Alt-Blues);
[CB] 149. Asva & Phillippe Petit, Empires should burn (Basses Frequences; Drone);
[CB] 150. Riverside, Shrine of new generation slaves (Inside Out Music; Rock progressivo);
[CB] 151. Youth Lagoon, Wondrous bughouse (Fat Possum; Glo-fi, Rock indie);
[CB] 152. Robben Ford, Bringing it back home (Mascot; Blues rock, Jazz);
[CB] 153. Kadavar, Abra Kadavar (Nuclear Blast; Stoner rock);

 photo 154_zpsd19ab782.jpg

[CC] 154. Jane Monheit, The heart of the matter (Emarcy/Decca; Jazz);
[CC] 155. Daft Punk, Random access memories (Columbia; Música electrónica);
[CC] 156. M.I.A., Matangi (Interscope; Pop, Dance Hall);
[CC] 157. Hibernal, The machine (Hibernal; Rock progressivo);
[CC] 158. Neon Neon, Praxis makes perfect (Lex; Música electrónica);
[CC] 159. Boards of Canada, Tomorrow's harvest (Warp; Chillout, IDM);
[CC] 160. Newsted, Heavy metal music (Columbia; Thrash metal);
[CC] 161. Annihilator, Feast (EMI; Thrash metal);
[CC] 162. Ingranaggi Della Valle, In hoc signo (Black Widow; Rock progressivo);
[CC] 163. Kairos 4tet, Everything we hold (Naim; Smooth jazz);
[CC] 164. James LaBrie, Impermanent resonance (Century Media; Metal progressivo);
[CC] 165. Pop. 1280, Imps of perversion (Sacred Bones; Pós-Punk);
[CC] 166. Austra, Olympia (Domino; Pop);
[CC] 167. Foals, Holy fire (Warner Bros.; Pop);
[CC] 168. Cristina Branco, Alegria (Classics Jazz France; Pop, Música do mundo);
[CC] 169. Geraldo Henrique Bulhões, Quasar (Geraldo Henrique Bulhões; Jazz);
[CC] 170. The Albertans, Dangerous anything (Ernest Jenning; Rock indie);
[CC] 171. Yeah Yeah Yeahs, Mosquito (Interscope; Rock indie)

 photo 172_zps1af293cc.jpg

[DA] 172. Karl Jenkins, Adiemus colores (Deutsche Grammophon; Música do mundo, Outros);
[DA] 173. Dream Theater, Dream Theater (Roadrunner; Metal progressivo);
[DA] 174. Susana Santos Silva/Torbjörn Zetterberg, Almost tomorrow (Clean Feed; Avant-garde jazz);
[DA] 175. Mudhoney, Vanishing Point (Sub Pop; Rock, Grunge);
[DA] 176. Disperse, Living mirrors (Season of Mist; Metal progressivo);
[DA] 177. Beach Fossils, Clash the truth (Captured Tracks; Rock indie);

 photo 178_zps20af689b.jpg

[DB] 178. Body/Head, Coming apart (Matador; Rock indie, Música experimental);
[DB] 179. Leprous, Coal (Inside Out Music; Metal progressivo);
[DB] 180. Iceage, You're nothing (Matador; Pós-punk);
[DB] 181. Eksi Ekso, Archfiend (Retroversal; Pop);

 photo 182_zpsba807bb3.jpg

[DC] 182. Syket, Can you keep a secret? (Baseline; Pop rock);
[DC] 183. Cuca Roseta, Raiz (Universal; Fado);
[DC] 184. They Might Be Giants, Nanobots (Idlewild; Rock);
[DC] 185. Talc, Talc (Musea; Rock progressivo, Crossover);
[DC] 186. La Coscienza di Zeno, Sensitività (Fading; Rock progressivo);
[DC] 187. Weiss/Cameron/Hill, Drumgasm (Jackpot; Música experimental);


[EA] 188. The Joy Formidable, Wolf's law (Atlantic; Rock indie);
[EA] 189. Julianna Barwick, Nepenthe (Dead Oceans; Drone);
[EA] 190. Unreal City, La crudeltà di Aprile (AMS; Rock progressivo);



[EB] 191. The Samurai of Prog, Secrets of disguise (Musea; Rock progressivo);



[FA] 192. Avenged Sevenfold, Hail to the king (Warner Bros.; Metalcore);


[FB] 193. Anarchicks, Really?! (Chifre; Pós-punk, Rock).