quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Journey, Espace

Após anos a ouvi-lo em meios menos próprios e, alguns, com uma qualidade de bradar aos céus, eis que me resolvi a encomendar o Escape, dos Journey, na Amazon. Chegou hoje, ao meu local de trabalho, motivando uma viagem de regresso a casa com tudo aquilo a que julguei ter direito: auto-estrada, vento a passar, volume alto. A imagem é um lugar-comum, e com tão poucas pretensões de ser algo mais quanto  a música contida nesse disco, sendo até essa uma das suas qualidades que mais aprecio, numa altura em que a coolness parece ter chegado a tudo o que foi feito, muitas vezes, apenas para que os folks tivessem uma noite de sábado mais animada e, se possível, com algo que falasse deles e das suas vidas simples (o John Denver e o Bob Seeger que o digam – coitado do Bruce Springsteen).

…..

sábado, 25 de janeiro de 2014

Weather Report, Confians

Olhava para a carreira dos Weather Report como um crescendo até ao aparecimento do Jaco Pastorius (o pico situava-se entre o Black market e o Heavy weather). Depois ouvi o Night passage e, ainda que menos imediato, não consegui largá-lo durante umas boas semanas. Isto, claro, deu-me vontade de explorar o que até aí me tinha despertado pouco interesse: o último álbum do Jaco Pastorius com o grupo, o errático Weather report, e os álbuns posteriores, já com o Victor Bailey. Destes, conhecia bem o Procession, de que gostava bastante, o que, em parte, me ajudou a entrar nos álbuns seguintes, onde o Wayne Shorter se vai apagando para surgir, no seu lugar, um Joe Zawinul bem entendido na exploração das potencialidades dos novos teclados de então (pasmem-se os cepticos com o seu álbum a solo Dialects). Porém, nada neste percurso me podia ter preparado para a magnificência desta canção do Mino Cinélu, que o grupo decidiu gravar e incluir no álbum Sportin' life.


.....

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ernest Hemingway once wrote, in a letter to his friend F. Scott Fitzgerald, “When you get the damned hurt, use it. Use it and don’t cheat.” Use it, don’t let it use you. Hemingway knew a thing or two about the “hurt”; it dogged him for much of his life, ran like a seam through many of his fictional caracters. Self-mythologisingold curmudgeon he may have been at times – his former wife, the acclaimed journalist Martha Gellhorn, once described their five-year marriage as “life-darkening” – but he never cheated, even when he pulled the trigger of the gun that ended his life.

Deep emotional pain is a condition that allows immunity to no one. Hemingway won a Nobel Prize for Literature in 1954; Nelson Mandela won the Nobel Peace Prize almost forty years later. Yet, in 1996, Mandela, then presidente of South Africa, stood in a Johannesburg courtroom and gave testimony about a struggle – but not the political struggle that had seen him imprisioned for almost thirty years, or the battle to undo decades of apartheid and rebuild his country. It was the struggle to overcome the unhappiness of his fractured marriage to his wife, Winnie. In a statement to the court hearing their divorce proceedings, he said, “I was the loneliest man during the period I stayed with her.”

Karen O'Brien, Joni Mitchell: Shadows and light

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

The pleasantly round-faced girl in the Riverboat audience was watching her husband drink Joni Mitchell in. The singer's long golden hair floated around her doll's face while her shimmering voice chanted of flowers and sun-warmed shoulders and seabirds soaring out of reach. "Call, and I follow, I follow!" cried the look on the husband's rapt face. "And just who do you think would mend your socks, buster?" asked the small, pained, ironic smile on the face of his wife.

Karen O'Brien, Joni Mitchell: Shadows and light